27 de out. de 2013

No Brasil,a FARMÁCIA é uma verdadeira bagunça generalizada

O tempo passa e a FARMÁCIA avança no mundo. Mas  no  BRASIL, PAÍS QUE PERTENCE AO GRUPO DAS DEZ  MAIORES POTÊNCIAS ECONÔMICAS DO MUNDO, ELA NÃO AVANÇA NO TEMPO.


Em Portugal, desde de 1521, apenas os  FARMACÊUTICOS poderiam ser proprietários de
FARMÁCIA. Alvarás só através de concurso,. A instalação de FARMÁCIA não será inferior a 6000 habitantes/farmácias e que não haja estabelecimento  a menos de 500m. O FARMACÊUTICO  não pode ser proprietário de mais de uma FARMÁCIA, mesmo numa sociedade de  dois, três, ou mais FARMÁCIAS. Além disso, não pode ser proprietário  de mais de uma FARMÁCIA no conjunto. O curso de FARMÁCIA era  obrigatório de cinco anos e meio.
.

Não refiro-me a França, Alemanha, Inglaterra e outros da Europa, mas a Portugal.

Na  ARGENTINA, nosso vizinho, a FARMÁCIA TAMBÉM É EXCLUSIVIDADE do FARMACÊUTICO  e com uma distância superior a 300m de ponta a ponta. Os bancos oficiais propiciam linha de crédito  para FARMACÊUTICOS que queiram abrir uma FARMÁCIA. Ainda mais,é necessária a presença do FARMACÊUTICO durante  todo  período em que a FARMÁCIA estiver funcionando. Também é obrigatório um FARMACÊUTICO AUXILIAR para cada seis empregados que trabalhem na FARMÁCIA.

No BRASIL, a  FARMÁCIA É UMA VERDADEIRA BAGUNÇA GENERALIZADA E IMORAL.

Em pleno século XXI, a FARMÁCIA é um estabelecimento  de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, que a apelidaram de ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA.

É um estabelecimento comercial , onde o FARMACÊUTICO é convocado apenas  para cumprir as exigências da LEI  CASCAVEL, que  permite  QUALQUER PESSOA   INSTALAR   UMA  FARMÁCIA, sem limite de quantidade e distância  de uma para outra. A duração do curso existe a partir de dois anos, com direito de escolha de horário. Pode vender de tudo.

A presença do FARMACÊUTICO  é  precária , principalmente , à noite , nas FARMÁCIAS  dos hospitais.  Nas  CIDADES do interior esse fato é mais acentuado com a ausência do FARMACÊUTICO, e QUANDO EXISTE, é   o  BIOQUÍMICO  que   desempenha  ao mesmo tempo a função  de FARMACÊUTICO, sem nunca ter passado por um processo de clonagem  para que  esteja simultaneamente  PRESENTE  no  LABORATÓRIO e na  FARMÁCIA.  Para tal situação, o  BIOQUÍMICO  recebe uma gratificação  para assumir a função de FARMACÊUTICO, impedindo a contração  de outros FARMACÊUTICOS através  de concurso público ou não.   O responsável pelo abastecimento de medicamento, é geralmente qualquer funcionanário leigo  e  por indicação de  político,  exceto alguns casos.  O  FARMACÊUTICO  é o que menos manda.

O FARMACÊUTICO tem muito mais deveres que os comerciantes,  e não tem quase nenhum dos direitos dos comerciantes.

O salário do FARMACÊUTICO  é RIDÍCULO.

A FARMÁCIA brasileira é um depósito de medicamento, onde o consumidor escuta a propaganda pela TV, rádio e vai até  a FARMÁCIA em busca da promoção do dia.  LEVE 3 e PAGUE 2

Num PAÍS  em que a quantidade de FARMÁCIA é superior   ao  de  LIVRARIA, seria improvável, uma  não sociedade composta de DOENTES  e  ANALFABETOS.

Não tenho vergonha de ser FARMACÊUTICO, mas da FARMÁCIA DO BRASIL. É uma esculhambação total,  uma BODEGA  À brasileira.

Quem são os culpados dessa triste realidade.

O GOVERNO FEDERA(Políticos), que permite a INDÚSTRIA FARMACÊUTICA e as grandes  redes  de FARMÁCIAS ditarem as regras do jogo.  As nossas entidades representativas de classe(CRF, CFF, SINDICATOS ASSOCIAÇÕES) coniventes com este panorama terrível em busca de interesses vaidosos. Por último, os próprios colegas FARMACÊUTICOS QUE GOSTAM  DESSA  BAGUNÇA.(IMEDIATISTAS, INDIVIDUALISTAS, VAIDOSOS E DESORGANIZADOS)

Como reverter esse quadro triste e cruel  da nossa FARMÁCIA. A única medida cabível é que as FARMÁCIAS SEJAM  OBRIGATORIAMENTE  propriedades de FARMACÊUTICOS.

COMO LUTAR PARA CONQUISTAR.

Elegermos  FARMACÊUTICOS  comprometidos com a FARMÁCIA para o  FARMACÊUTICO, NÃO os farmacêuticos PARA  o  COMÉRCIO  de  FARMÁCIAS.

Veja:

Após centenas de décadas, fato é, que o único avanço  de  REAL para a  FARMÁCIA brasileira  e FARMACÊUTICO foi a ousadia das nossas entidades de classe, juntamente com o governo, nos doarem  um prêmio inédito, ou seja, permitir  o FARMACÊUTICO  prescrever algo que não precisa  de  prescrição, no caso, analgésico e antitérmico. Só nos resta correr para o abraço, subir ao pódio e comemorar. Enfim, quem  deixou  e deixará de comprar um PARACETAMOL  POR FALTA DE UMA PRESCRIÇÃO  MÉDICA?  Grande conquista.  É brincadeira!


Portanto,



Houve e haverá pessoas   que fizeram e fazem  pensar como galinhas. E nós ainda pensamos que somos galinhas.  Mas nós somos iguais.

Por isso,  colegas FARMACÊUTICOS, abram as asas e voem.Voem como as águias .Nunca se contentem com os grãos que lhes jogarem aos pés para ciscar.  O POVO  tem o GOVERNO  que merece,  o FARMACÊUTICO a FARMÁCIA que merece.  Até quando!
Categoria:Artigo, Opinião
Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário